Você sabe como é feito o transporte de pás eólicas?

transporte de pás eólicas

O mercado global de energia eólica continua crescendo em mais de 10% ao ano. A informação é do Conselho Global de Energia Eólica. Isso significa que até 10 mil novas pás eólicas terão que ser instaladas em todo o mundo nos próximos 20 anos. Atualmente, o tamanho de uma pá eólica pode ter 100 metros ou mais e pesar toneladas. Tais dimensões muitas vezes excedem os limites da infraestrutura das estradas, tornando a logística complexa e desafiadora. Então, como fazer o transporte de pás eólicas? Entenda neste artigo.

O que são pás eólicas

Primeiramente, é importante explicar o que são pás eólicas. Tratam-se de uma espécie de lâmina em forma de aerofólio que aproveitam a energia eólica e acionam o rotor de uma turbina. O desenho em forma de aerofólio (que proporciona elevação em uma aeronave de asa fixa) é usado para permitir que as pás exerçam elevação perpendicular à direção do vento. Este vetor de força atua sobre o rotor e é a força motriz da turbina eólica.

As pás eólicas são consideradas como a peça mais crítica de uma turbina eólica. Elas estão sujeitas a enormes tensões e são fabricadas com tolerâncias apertadas. Elas devem ser equilibradas e mantidas dessa maneira a fim de minimizar qualquer quantidade de vibração que de outra forma destruiria a turbina eólica.

A aerodinâmica das pás eólicas é otimizada em um projeto de lâminas finas, enquanto a integridade estrutural de um projeto de aerofólio oblíquo aumenta a expectativa de vida e a velocidade de sobrevivência. Estes dois extremos são cuidadosamente balanceados a fim de otimizar a eficiência da turbina, ao mesmo tempo em que aumenta sua expectativa de vida útil.

Desafios no transporte de pás eólicas

A produção de pás eólicas tem aumentado significativamente desde os anos 80 até os dias de hoje, levando as transportadoras especializadas e se adaptarem constantemente, para oferecer uma logística segura eficaz e com o menor custo possível. Uma dessas adaptações é com relação aos modais que devem ser escolhidos para o transporte, que podem incluir além do tradicional rodoviário, o fluvial e o ferroviário.

As pás eólicas são grandes, pesadas e extremamente difíceis de transportar. Para se ter uma ideia, um parque eólico de 150 megawatts pode exigir até 650 cargas de caminhão, 140 vagões e oito navios para completar o processo de transporte. Por isso, no planejamento tradicional de rotas, é escolhida aquela mais rápida e mais econômica. Entretanto, a logística deve ser ajustada para lidar com limitações e barreiras, sejam elas físicas ou até mesmo legais.

Além disso, o constante aumento de tamanho das pás eólicas significa que as capacidades logísticas devem ser ajustadas. À medida que o tamanho das pás eólicas aumenta, também aumentam os desafios.

Dessa maneira, é bastante compreensivo o esforço logístico envolvido no transporte de itens com o tamanho e complexidade das pás eólicas, que envolve veículos, equipamentos e profissionais especializados. Isso sem contar as grandes distâncias a serem percorridas dentro de um país continental, como o Brasil, com seus vários tipos de estradas, nem sempre em condições favoráveis.

Além disso, os parques eólicos costumam ser instalados em áreas rurais e remotas, enquanto as capacidades de fabricação são estabelecidas em cidades maiores e centrais. Por isso, muitas vezes a logística por trás do transporte de pás eólicas leva meses para ser planejada, em virtude da complexidade que o serviço exige. Para peças transportadas por estrada, o grande tamanho das pás eólicas exige um estudo de viabilidade abrangente em relação às rotas, remoção de obstáculos, obtenção de licenças, entre outras providências.

Importante salientar ainda que, na maioria das vezes, não há muitas opções além do transporte terrestre, além de pouca oferta de empresas de logística gabaritadas para fazer o transporte eficaz e seguro das pás eólicas. Conduzir caminhões suficientemente grandes para transportar peças de turbinas eólicas é um trabalho incrivelmente qualificado.

O Grupo Arizona tem expertise e experiência em transporte de pás eólicas. Sua equipe capacitada executa todo o estudo de viabilidade logística necessário para que o processo seja 100% eficaz. Fale com nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro,  277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.