Transporte multimodal e intermodal: entenda as diferenças

transporte multimodal grupo arizona

Para grande parte de nossos clientes, um único modo de transporte simplesmente não é suficiente. Por isso, oferecemos a opção de transporte multimodal, que é uma forma segura e eficiente de transportar produtos por meio de uma cadeia de fornecimento. Mas, afinal, o que é transporte multimodal?

Por definição, o transporte multimodal é a movimentação de mercadorias utilizando mais de um modo de transporte diferente, mas sob os termos de um único contrato. Assim, com um contrato de transporte multimodal, um transportador é responsável por todo o transporte – embora possa ser transportado através de diferentes plataformas (tais como rodoviária, marítima, aérea ou ferroviária). Para tal, utilizamos serviços especializados para transportar mercadorias desde o ponto de origem até seu destino final.

E como funciona o transporte intermodal?

Embora pareçam semelhantes, existem diferenças sutis entre o transporte multimodal e o intermodal. O transporte intermodal de cargas envolve o transporte de produtos ou mercadorias utilizando diversos modos de transporte. Essencialmente, a carga é embalada e não é movimentada durante o transporte. Essa carga será descarregada de um caminhão, trem, navio ou frete aéreo, mas os produtos em si permanecem seguros. O transporte intermodal produz menos movimentação de carga, o que reduz perdas e danos, melhora a segurança e permite uma movimentação de carga mais rápida e eficiente.

Durante um transporte multimodal, o expedidor criará um único contrato de transporte. Este contrato protegerá o frete durante a entrega. Trata-se de um único transportador para uma única viagem, desde o ponto de origem até o destino. O benefício deste tipo de movimento é que o embarcador pode simplificar o processo de comunicação trabalhando com um transportador ou agente individual, que garantirá que seus produtos sejam enviados com segurança e eficiência. Os clientes também receberão comunicação clara com atualizações de embarque, notificações de rastreamento, entre outras informações.

Para a realização do transporte intermodal, por outro lado,  os cliente precisam criar contratos múltiplos com transportadoras individuais. Por exemplo, se uma empresa fabricante estiver enviando seus produtos da região sudeste do país para um cliente no Norte, cujo caminho necessite da utilização de transporte aquaviário, o serviço, provavelmente, exigirá duas transportadoras diferentes, o que resultará em dois contratos específicos. Enquanto a carga estiver transferida, podem ocrrer problemas de controle da documentação, uma vez que existem múltiplos contratos em vigor. Por isso, a importância de contratar um serviço de transporte e logística que cuida de todo o processo do início ao fim. O Grupo Arizona possui experiência de mais de 20 anos em transporte multimodal, se desejar, entre em contato com nosso time comercial, por meio de nossos telefones, redes sociais ou e-mail.

1 comentário em “Transporte multimodal e intermodal: entenda as diferenças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.