Transporte de carga extradimensionada exige atenção à segurança e normas

carga extensiva

A logística é uma área que por si só é complexa e exige elevado grau de experiência e conhecimentos de seus gestores e operadores para que os serviços contratados de transporte sejam feitos da melhor maneira possível, isto é, com segurança, eficiência e qualidade.

Tratando-se de cargas ordinárias, ou seja, aquelas que são acomodadas integralmente dentro do veículo transportador e que não ultrapassam medidas e peso estipulados pelos órgãos reguladores – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), o transporte segue as normas regulares de circulação.

Contudo, as cargas extradimensionadas, também chamadas de excedentes e/ou indivisíveis precisam ter atenção especial, de acordo com a Autorização Especial de Transporte (AET). Esse tipo de transporte exige um serviço de logística complexo e delicado, uma vez que é preciso redobrar a vigilância a respeito da segurança em todos os processos.

O transporte de carga extradimensionada é feito geralmente quando a carga é indivisível, ou seja, não pode ser fracionada em várias cargas para que seja transportada em dois ou mais veículos. Geralmente são cargas unitárias, caracterizadas como grandes máquinas ou peças para a indústria (ex: rochas, guindastes, asas de avião) que são grandes e pesadas e requerem muito cuidado em seu transporte. Essas cargas costumam ultrapassar o tamanho do compartimento do veículo e por isso são chamadas de extradimensionadas.

Procedimentos burocráticos para transporte de carga extradimensionada

Transportar uma carga assim requer, além de maiores cuidados, atenção a respeito da legislação pertinente ao transporte de carga extradimensionada. Nesse caso, é preciso seguir as normas estipuladas pelos órgãos reguladores. O Grupo Arizona é especializado nesse tipo de transporte e sempre que recebe um pedido desse tipo, já entra com pedido de autorização especial de transporte (AET). Trata-se de um documento obrigatório que deve estar nas mãos do condutor encarregado pelo transporte.

Veículos especiais podem ser utilizados para esse tipo de transporte e podem receber autorização especial de transporte por até 90 dias. Porém, cada viagem deve ter sua própria autorização e ser informada ao Dnit.

Em contrapartida, os veículos próprios para o transporte de carga extradimensionada pode receber autorização por até 12 meses, sendo autorizados a transitarem livremente da alvorada até o entardecer, em todas as rodovias federais, desde que cumpram as diretrizes especificadas pelo Dnit. São elas:

– Comprimento total: 30 metros;

– Largura total: 3,20 metros;

– Altura total: 4,40 metros;

– Peso bruto total combinado: 57 toneladas.

Destaca-se que todo veículo que transporta carga extradimensionada, ou que a carga ultrapasse 74 toneladas, deve pagar a Tarifa de Utilização da Via (TUV), que é calculada de acordo com a distância a ser percorrida – incluindo a ida e a volta.

Segurança e plano de contingência

Os veículos precisam estar de acordo com as normas de segurança e para isso devem ser adaptados com vistas a reduzir ao máximo o risco de acidentes, além de garantir a correta estrutura e potencia motora para a locomoção das cargas. Além disso, a empresa responsável pelo transporte deve ter um plano de contingência em caso de acidentes, que deve ser de conhecimento de todos os operadores do processo, especialmente do condutor do veículo.

A empresa transportadora precisa se atentar a procedimentos básicos como ter uma placa de advertência visível na traseira e se houver necessidade de escolta, deverá providenciá-la.

Ficou alguma dúvida? Sua empresa precisa contratar uma transportadora que faça o transporte de carga extradimensionada? Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.