Setor de Mineração prevê 2022 ainda mais aquecido

setor de mineração

O Brasil projeta o crescimento do setor de Mineração nos próximos anos.

Para isso, aposta em fatores como sustentabilidade, segurança jurídica, ampliação do acesso ao conhecimento e busca de recursos e financiamentos para o setor. 

Tudo isso faz parte de um plano do Governo Federal, que foi destacado pelo Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Pedro Paulo Dias Mesquita, que participou do evento “CBPM e IBRAM convidam”, realizado na primeira quinzena de dezembro deste ano, que ainda contou com a presença do presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, que destacou: 

“A presença da mineração não está relacionada apenas à CFEM. É na vida do município. A atividade é a grande empregadora dos municípios; muitas vezes emprega mais do que 90% dos moradores da cidade. Isso cria uma circulação, já que as pessoas consomem no comércio local, na escola, na clínica. O setor mineral paga em torno de três vezes mais do que outras atividades. 80% a 90% das obras das empresas da mineração são feitas em benefício dos municípios. É muito importante esse esforço direto que a mineração faz para ajudar o desenvolvimento das comunidades e este faturamento indireto geralmente não é contabilizado”, disse o dirigente, durante o evento. Ele ainda ressaltou que a Mineração contribui diretamente para a arrecadação de tributos da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) e para o desenvolvimento da sociedade.

Durante o encontro, ainda foi discutida a importância dos investimentos em pesquisas para o segmento. Bahia, Minas Gerais, Goiás e Pará, nessa ordem, foram os que se destacaram neste quesito. “Esse investimento tão grande em pesquisa sinaliza o que vamos ter no futuro em termos de mineração. Certamente o país vai despontar, cada vez mais, como um grande produtor de commodities minerais”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Flávio Penido.

Também vale a pena destacar o Plano Nacional de Mineração 2020/2050, sobretudo com o foco para a transição energética, dentre outros fatores. “O setor mineral brasileiro tem potencial para crescer de forma muito mais acelerada do que ocorreu nos últimos anos. Aquele movimento de crescimento rápido que acompanhamos em alguns países como Canadá, Austrália, Chile, tem tudo para ocorrer no Brasil, agora de forma mais pronunciada”, afirmou o secretário Pedro Paulo Dias Mesquita.

E o potencial da Mineração no Brasil tende a ser cada vez mais reconhecido pelo mundo, sobretudo com o aumento de investimentos para a atividade, vindos, em sua maioria, do mercado exterior. “O país tem um relevante potencial mineral, importantes reservas de minerais essenciais para a evolução das energias renováveis. Temos uma das matrizes energéticas mais ricas do mundo e conhecimento científico e tecnológico para desenvolver processos assim como uma indústria bastante diversificada e um amplo mercado de consumidores. Vemos nos últimos anos um maior interesse de investidores no mercado de capitais brasileiros e temos um ciclo de modernização e aprimoramento regulatório contínuo”, ponderou o secretário. 

Faturamento expressivo

Alguns números ajudam a explicar a importância da Mineração para o Brasil. Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre, foram R$ 149 bilhões de faturamento provenientes do setor. Se comparado aos resultados do ano passado, a alta foi de 98%. Os dados são do IBRAM. Dentre as commodities em destaque, o preço do estanho, cobre, níquel, alumínio e zinco puxaram a elevação dos números de janeiro a junho de 2021. https://arizonagrupo.com.br/atuacoes/

O Grupo Arizona está em constante evolução e sempre atento às mudanças, transformações e exigências que o setor da Mineração tem exigido, sobretudo no que diz respeito ao transporte de cargas e suprimentos relacionados ao meio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.