Saiba o que é carga de projeto e quais seus cuidados no transporte

Carga projeto entenda como funciona

Quando uma empresa precisa contratar o serviço de carga projeto é preciso conhecer as principais especificidades que esse tipo de transporte requer. Primeiramente, deve-se de ter um planejamento sólido que possa garantir segurança e confiança em toda a logística necessária.

Também é preciso levar em conta quais os modais mais adequados para a execução do serviço de transporte, decididos por meio do estudo de viabilidade. Outro requisito importante é a adequação á legislação que rege cada tipo de serviço de carga de projeto.

Entre os principais setores da economia que mais utilizam serviços de carga de projeto estão os de petróleo e gás, energia eólica, engenharia, mineração, construção e industrial. As empresas desses setores são fortemente dependentes deste tipo de transporte devido à necessidade de um processo cuidadoso de logística. No entanto, outros setores também têm aderido ao serviço de carga de projeto, como as empresas de energia renovável, usinas elétricas, aeroespacial, engenharia, militar e de defesa, entre outros.

Mas, afinal, o que é carga de projeto?

Entenda de vez o que é Carga de Projeto

O termo Carga de projeto descreve o transporte nacional ou internacional de equipamentos grandes, pesados, de alto valor ou complexos. É um tipo especial de transporte de carga que sugere a movimentação de produtos de alto volume e alto preço. Os materiais incluídos na carga de projeto podem ser adquiridos globalmente, ou de um local específico. Trata-se de um dos tipos mais complexos de transporte na área de logística.

Destaca-se que, nesse tipo de serviço, existem obstáculos como restrições de tempo, datas de entrega apertadas e requisitos de segurança, e, portanto, exigem os planos de embarque mais detalhados. Para completar um embarque de carga de projeto, mercadorias de tamanho exagerado geralmente têm que viajar por terra, mar ou ar até seu destino final e podem incluir acomodações especiais como vistorias rodoviárias ou escolta policial.

Por isso, a carga de projeto requer atenção aos detalhes, a fim de permanecer dentro dos prazos projetados, orçamentos e restrições de segurança durante o trânsito de mercadorias. Às vezes, a carga de projeto é tão complexa para organizar que requer mudanças na infraestrutura, combinação de modos, equipamentos de manuseio, prazos específicos e outros requisitos intrincados.

O frete de carga de projeto pode ser nacional ou global. A principal diferença na sua logística em relação aos embarques regulares são as quantidades e tipos de frete incomuns. Tipicamente as indústrias de mineração, petróleo e gás e construção civil estão fortemente saturadas com cargas de projeto.

O transporte de cargas de projeto pode ainda consistir em remessas únicas ou múltiplas, usar vários modais de transporte e cobrir um valor bastante alto de carga. Importante destacar que esse tipo de logística requer um preciso planejamento e profissionais especializados.

Planejamento e execução

A equipe de profissionais que planejam e gerenciam a logística de carga de projeto deve ter um alto nível de especialização e conexões no setor. Isso requer o mais alto nível de habilidades de gerenciamento, devido à complexidade das operações. Além disso, os profissionais devem ter habilidades excepcionais de comunicação para conectar de forma eficiente fornecedores, embarcadores e outros envolvidos na cadeia de fornecimento. Em última análise, a empresa de transporte e logística precisa organizar o trabalho entre todas as pessoas e processos.

O serviço de carga de projeto exige um avançado planejamento, que representa o passo mais importante na gestão da logística do projeto. Desde a segurança da capacidade e equipamentos até o gerenciamento de riscos, cada elo da carga do projeto é importante. Além das operações bem sucedidas, o planejamento adequado pode reduzir significativamente os custos e eliminar riscos durante o processo de transporte.

O gerenciamento de risco também ocupa um lugar de destaque na organização da carga de projeto. Há sempre uma chance de que algo possa dar errado, especialmente em uma cadeia de fornecimento tão complexa. Pensar em todos os resultados e contratempos possíveis no processo de transporte e logística do projeto é a chave para uma entrega de sucesso.

Obviamente, o processo de execução deve ser tão preciso e organizado quanto o planejamento. Assim, uma vez terminado todo o trabalho de estratégia, é hora de passar à prática. Alfândega, conformidade, papelada e rastreamento devem ser organizados, coletados e gerenciados adequadamente. Manter uma comunicação clara, total transparência e responsabilidade ajudará a executar com excelência a logística de carga do projeto.

Por fim, como pode-se perceber, carga de projeto refere-se a trabalhos especializados de transporte e logística de materiais que são excessivamente grandes, pesados ou perigosos. As empresas de transporte que oferecem esse serviço assumem o maior, mais incômodo, remoto e complicado trabalho do setor.

Dessa maneira, destacamos que nós, do Grupo Arizona, oferecemos com excelência o serviço de carga de projeto, um trabalho desafiador e que nos exige criatividade e inteligência para resolver problemas complexos de transporte e logística. Se precisar, conte com nossos especialistas. Faça uma cotação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro,  277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.