Saiba o que diz a lei sobre cargas indivisíveis

cargas indivisiveis

Você sabe o que diz a Lei sobre o transporte de cargas indivisíveis? Neste post, vamos abordar esse tema e entender um pouco mais sobre essa que é uma modalidade que faz parte do know-how do Grupo Arizona.

O que são cargas indivisíveis

A carga indivisível é aquela que não pode ser dividida em partes. São peças unitárias, geralmente grandes e pesadas, que requerem um cuidado maior durante o transporte. 

Devido às suas características especiais, o transporte de carga causa transtorno no trânsito. Por isso, a legislação de trânsito menciona diversos aspectos relacionados ao seu transporte.

Essa é uma operação complexa, e a sua eficiência depende de diversos fatores, como a contratação de um motorista capacitado, a escolha do veículo adequado, o cumprimento das normas previstas na legislação e a contratação de um bom seguro para a carga.

Além disso, é preciso ressaltar que quando se transporta uma carga pesada e grande, é preciso tomar alguns cuidados especiais para garantir a segurança da carga e do local por onde ela irá passar. É importante estar preparado para lidar com qualquer problema que possa surgir durante o transporte.

Alguns exemplos de cargas indivisíveis são:

  • Silos;
  • Geradores;
  • Guindastes;
  • Pás eólicas;
  • Peças;
  • Máquinas e equipamentos para o setor de Mineração;
  • Indústrias;
  • Construção e Agrícola, dentre outras dezenas de itens.

Sobre os veículos especiais

Trata-se de um veículo construído para transportar cargas grandes e pesadas, ou seja, fora do padrão. Também é considerado um veículo especial aqueles dotados de equipamentos para prestação de serviços especializados, como guindastes, por exemplo.

Entenda a legislação para transporte de cargas indivisíveis

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou novas regras para o transporte de cargas indivisíveis nas rodovias federais. A Resolução em questão estabelece os limites e requisitos para a utilização dos veículos e equipamentos, sempre seguindo as orientações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Veículo

Para circular com o tipo de veículo especial de transporte de carga indivisível, você precisa da autorização especial de trânsito (AET), um documento expedido pelo DNIT. Além disso, é importante assegurar a segurança completa do veículo e respeitar a sinalização viária.

Em alguns casos mais específicos de transporte de cargas especiais, será necessário, além de AETs estaduais e federais, as escoltas credenciadas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou até mesmo do acompanhamento da PRF. Cabe destacar que cada caso varia de acordo com Peso x Dimensão, isso com base na Resolução 01/2016 do DNIT.

O artigo 34, por exemplo, diz que é preciso utilizar um veículo ou combinação de veículos adequados. É permitido que a carga exceda em até 1 metro (1,00 m) a parte traseira ou dianteira do veículo, desde que essa área excedente seja protegida por uma placa retangular fixada na extremidade e tornando assim a superfície plana. Nesse caso, não é necessária a escolta da carga.

Responsabilidades do transportador

O Dnit também tratou sobre a responsabilização do transportador. Agora, a pessoa física responsável pelo preenchimento do formulário de solicitação ou seu representante formalmente constituído precisa ser identificada, com uma declaração de veracidade das informações prestadas.

Um pouco mais sobre a lei

A última decisão também criou um certificado de comprovação, que pode ser solicitado ao transportador para confirmar as informações fornecidas sobre as dimensões, peso, quantidade de carga transportada, origem, destino e transportadora contratada. Em caso de declaração falsa, os responsáveis estarão sujeitos a sanções administrativas, civis e penais.

O transportador deve informar ao Sistema de Gerenciamento de Autorização Especial de Trânsito (AET) o horário do deslocamento inicial e final, bem como qualquer interrupção anormal que possa afetar o tempo da viagem.

Para saber mais e acessar todo o texto da Lei, a resolução completa pode ser conferida na íntegra no Diário Oficial da União.

Grupo Arizona se destaca no transporte de cargas indivisíveis

Um dos setores que o Grupo Arizona atende com o transporte de cargas indivisíveis é o de energia, com o transporte de pás eólicas, dentre outros elementos. Mas, de uma forma geral, temos todos os requisitos necessários para atender a esse tipo de demanda do mercado de logística. Para saber mais, consulte nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.