Saiba as diferenças entre tipos de caminhões: toco, LS e traçado

Diferença entre os caminhões toco LS e traçado

Você já ouviu falar em caminhões toco, LS e traçado? Sabe qual a diferença entre eles? Neste post, vamos te explicar melhor sobre o tema para que você possa saber qual é o melhor para suas necessidades.

Toco, LS e Traçado: Por que é importante saber

Você está em contato com uma empresa de transportes e não sabe qual o caminhão ou carreta que vai atender à sua necessidade. Se um toco ou traçado. Por isso, é preciso saber as diferenças para evitar contratempos.

Principais diferenças

Caminhões não são todos iguais. Seu tamanho e construção variam para atender às mais diversas demandas de transporte. Para facilitar na classificação e diferenciação entre os caminhões, são usados termos como truck, trucado (LS) e traçado.

De forma simples, os caminhões são grandes veículos pesados usados para transportar cargas. Há, no entanto, muita confusão sobre os diferentes tipos citados acima. Então, vamos esclarecer as coisas.

Toco

Com 2 eixos, é um veículo mecânico que tem apenas 2 barras onde as rodas são instaladas, ligando assim as rodas do lado esquerdo com o lado direito, tanto na parte frontal quanto na traseira.

Além disso, a carreta para cavalo “toco” (4×2) tem o balanço traseiro maior porque precisa transferir menos peso para o trator, por isso é mais longa.

Cavalo LS

A carreta LS é uma carreta de grande porte, também conhecida como cavalo mecânico trucado, e geralmente é utilizada para cargas pesadas. Possui um eixo duplo que distribui o peso da carga em mais rodas, permitindo assim que a carreta se movimente com mais facilidade.

Ainda tem as seguintes características:

  • Este tipo de caminhão possui dois eixos na parte traseira;
  • Mais leve no asfalto e menos propenso a fazer marcas;
  • Também pode transportar uma grande quantidade de peso, variando de acordo com o semirreboque anexado.

Também podemos dizer que a carreta para cavalo “LS” (6×2 ou trucado) tem o balanço traseiro menor porque precisa transferir mais peso para o trator, por isso é mais curta.

Cavalo 8×2 ou 8×4

Sobre a carreta para cavalo 8×2 ou 8×4, tem o balanço traseiro ainda menor porque precisa transferir mais peso para o trator, ou seja, praticamente não tem balanço traseiro.

Caminhão traçado

Caminhões traçados são veículos pesados e de grande porte, utilizados para transportar cargas volumosas. São empregados principalmente em caçambas, bitrem, rodotrem, bitrenzão, tritrem, treminhão e outros que requerem grande força.

Também podemos destacar que o toco é um caminhão com dois eixos traseiros que são motriz e direcional. Já o truck tem apenas um eixo traseiro, sendo os outros dois na parte frontal.

O traçado é 6×4 porque ele tem seis rodas que ficam em contato com o solo, assim como um trucado. O diferencial é que ele tem dois eixos ao invés de um, o que torna mais fácil puxar cargas pesadas sem patinar.

Conte com o Grupo Arizona

Gostou do conteúdo? Pois saiba que o Grupo Arizona tem a expertise necessária para te atender da melhor forma, com o veículo certo para a sua necessidade. Entre em contato e faça sua cotação com nossos consultores especializados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.