O que se produz na indústria química

industria química

A indústria química é a mais diversificada entre as indústrias, além de ser uma contribuinte muito importante para a riqueza de um país. Os profissionais desse segmento costumam estar entre os mais bem recompensados de todas as indústrias transformadoras, visto que a indústria química tem a maior proporção de pessoas altamente qualificadas e produtivas.

Aproveitando ingredientes básicos, a indústria química produz uma série de produtos que são componentes essenciais na fabricação de quase todos os produtos de consumo final e industrial. Muitos produtos da indústria química são intermediários, já os clientes das empresas químicas são frequentemente outras empresas químicas. Várias empresas desse segmento já estão, inclusive, inseridas na vanguarda das indústrias biotecnológicas emergentes.

De acordo com a Sociedade Química Americana (1998), existem em torno de 70 mil diferentes produtos químicos produzidos e registrados pela indústria química. Veja quais são as principais matérias-primas, produtos industriais e produtos de utilização final da indústria química.

Matérias-primas  Produtos industriaisProdutos de utilização final
Ar, Petróleo, Carvão, Madeira, Energia, Enxofre, Minerais, Água do mar, Gás natural  Ácidos, Nylon, Álcoois, Pigmentos/Tintos, Benzeno, Poliéster, Soda cáustica, Polietileno, Ésteres, Polipropileno, Éteres, Policloreto de vinilo, Etileno, Solventes, Fibras, Borracha sintética, XilenoAdesivos, Ingredientes alimentares, Farmacêuticos, Automóveis, Aditivos de combustível, Tubagens, Barcos, Materiais domésticos, Conservantes, Tapetes, Isolamentos, Telhados, Computadores, Embalagens, Vidros de segurança, Materiais de construção, Tintas e revestimentos, Sabões e detergentes, Contentores, Papel, Equipamento desportivo, Cosméticos, Cuidados pessoais, Têxteis, Fertilizantes, Pesticidas, Pneus, Brinquedos

Produção na indústria química

Os produtos da indústria química resultam de processos químicos, que são uma combinação complexa de operações de reação, destilação, absorção, filtração, extração, secagem e rastreio. Para efeitos de redução de custos, a maioria dos processos químicos deve ser eficiente, pelo que a concepção de muitas operações de produção se concentra no controle e redução de perdas de materiais preciosos. Assim, a ecoeficiência, incluindo a mitigação de descartes no solo, água ou ar é fundamental para a sobrevivência econômica da indústria química.

Na produção da indústria química, destaca-se a importância de seguir e conhecer a regulamentação. As preocupações do público e da comunidade sobre o desempenho dos fabricantes de produtos químicos levaram a indústria química a estabelecer um conjunto de normas de desempenho ambiental. Para se ter uma ideia, em algumas empresas, os custos do cumprimento das normas ambientais são iguais aos custos com pesquisa e desenvolvimento.

Embora dispendiosas e morosas, as atividades de pesquisa e desenvolvimento são cruciais para a evolução da indústria química. Assim, para manter a competitividade, a indústria deve:

  • encontrar novos produtos que melhorem a qualidade de vida;
  • adaptar-se rapidamente às mudanças na procura dos consumidores em todo o mundo;
  • produzir e vender produtos químicos em quantidades que permitam obter economias de escala;
  • estabelecer-se em locais que possam ter acesso às matérias-primas e energia mais baratas;
  • melhorar os processos existentes de fabricação dos produtos químicos, a fim de utilizar menos despesas de capital e poupar as matérias-primas;
  • encontrar métodos de fabricação que utilizem produtos químicos que não prejudiquem o ambiente;
  • localizar empresas químicas especializadas perto de bons centros de pesquisa e desenvolvimento, tanto no sector comercial como universitário.

Se a indústria química e seus produtos são tão importantes para o desenvolvimento econômico e social de um país, a logística e transporte por trás da distribuição de matérias-primas e produtos são igualmente fundamentais. O Grupo Arizona é especialista em transporte de produtos químicos. Fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre os processos de transporte e logística de produtos da indústria química.

1 comentário em “O que se produz na indústria química”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro,  277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.