Quando se fala em transporte, logo nos vem à mente a figura de um caminhão ‘cortando’ a estrada, levando todo o tipo de carga que irá abastecer indústrias e comércios.
Porém, o setor de transporte não é caracterizado apenas pelo modal rodoviário, o mais utilizado no Brasil, ainda que seja um país rico em rede fluvial e banhado de norte a sul pelo oceano Atlântico.
Há ainda os modais fluvial e aéreo.
Dessa maneira, além das rodovias, as transportadoras também podem utilizar os rios e o mar (em especial a cabotagem), bem como o modal aéreo (utilizado não apenas para transporte de passageiro, como também de cargas diversas, porém em menor escala, devido ao alto custo).
O Grupo Arizona, por exemplo, é especializado em transporte multimodal, ou seja, articula os transportes rodoviário, fluvial e até mesmo aéreo para atender todas as necessidades de seus clientes.
Caracterizando melhor o Transporte Multimodal de Cargas, trata-se daquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino.
Importante frisar que ele é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal (OTM).
Esse operador, no caso a empresa de transporte contratada, assume a responsabilidade pela execução dos contratos ‘multimodais’, o que se estende aos prejuízos resultantes de perda por danos ou avaria das cargas sob sua custódia.
Também é o responsável por possíveis atrasos na entrega, quando houver prazo acordado.
Destaca-se que o serviço vai além do transporte em si, pois inclui coleta, consolidação, desconsolidação, movimentação, armazenagem e entrega da carga no destino acordado.
Importante frisar que a empresa que realiza o transporte multimodal precisa de uma prévia habilitação e registro na ANTT.
Caso a empresa ainda atue no âmbito internacional, como é o caso do Grupo Arizona, deve ainda se licenciar na Secretaria da Receita Federal.
O registro pode ser: (a) nacional e internacional para atuação no Brasil e exterior (exceto Mercosul) e (b) Mercosul para atuação nos países que integram esse bloco econômico.
Por fim, o transporte multimodal é considerado vantajoso para as empresas que precisam escoar a produção, levando seus produtos ou insumos para regiões em que o acesso rodoviário é precário, por exemplo, em algumas partes da região Norte do país.
Assim, uma série de vantagens pode ser atribuída a esse tipo de transporte, entre elas a melhor utilização da capacidade disponível da matriz brasileira de transporte, utilização de combinações de modais mais eficientes energeticamente e redução dos custos indiretos.
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