O sistema de transporte hidroviário está entre os principais modais do Brasil e é uma das expertises do Grupo Arizona, sobretudo com o uso da hidrovia Solimões-Amazonas, que tem mais de 15 mil quilômetros de extensão. Há também a de Tocantins e Paraná-Tietê, ambas também com relevância no país.
Atualmente, são 27 mil quilômetros de trechos fluviais navegáveis, sendo apenas 64% de todo o potencial do modal hidroviário no país.
Dentre as principais vantagens do modal hidroviário, podemos citar:
- Ser menos poluente;
- Mais seguro;
- Mais barato;
- Capacidade de armazenamento de grandes quantidades de carga em apenas uma viagem.
Apesar disso, desde a década de 1960, o foco do país se mantém em rodovias, que têm custo inicial reduzido e obras consideradas de menor duração.
De uma forma geral, o país vem buscando medidas para que haja acordos com a iniciativa privada e, assim, expandir as concessões, além de ter a atuação do DNIT no sistema de gerência das hidrovias.
Com isso, há a expectativa de crescimento do modal hidroviário, principalmente com o uso de rotas multimodais, integrando fretes de caminhões e ferrovias.
Com cases de sucesso, o Grupo Arizona faz uso desse modal hidroviário para entregar as melhores soluções para os clientes. Se esse é o caso, entre em contato conosco.