Logística portuária tem expressivos números e segue como destaque na economia brasileira

Logistica de exportacao portuaria

Ao longo de mais de 20 anos de atuação, o Grupo Arizona se especializou na logística de exportação e importação, sobretudo com a logística portuária, feita pelo modal marítimo. Para isso, é utilizada a logística de container e cabotagem.

Além disso, alguns números de 2021 ajudam a explicar essa importância, conforme você poderá ver a seguir.

A importância dos portos para a economia brasileira

Os portos são fundamentais na economia brasileira, pois movimentam grande parte das mercadorias que entram e saem do país. Eles também geram empregos diretos e indiretos, contribuindo para o crescimento da economia. Por isso, é essencial que os portos funcionem corretamente para garantir o bom desenvolvimento da economia nacional.

Somente em 2021, o setor portuário movimentou 1,21 bilhão de toneladas transportadas, sendo um recorde em transporte de cargas. O dado representou uma alta de 4,8% em relação a 2020. A informação é do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A navegação por cabotagem também teve alta: 5,6% superior ao registrado em 2020, sendo alavancada por petróleo, derivados e containers. A China é o principal destino da exportação brasileira, com 51% das cargas. Já nas importações, Estados Unidos, China, Rússia e Argentina foram os principais parceiros comerciais.

Armazenagem nos portos

Em relação à armazenagem nos portos brasileiros, é preciso dizer que ela é fundamental para garantir o escoamento da produção agrícola nacional, a recepção temporária de cargas de importação e exportação, bem como para o escoamento da produção agrícola e distribuição das cargas de importação. 

No porto, elas são separadas em quatro tipos de cargas movimentadas: granéis sólidos (sem embalagens), os granéis líquidos ou gasosos, sendo a maior parte das cargas, respondendo por 60%; as cargas conteinerizadas (containers), e as cargas em geral.

Atuação do Grupo Arizona

A logística de container é uma das especialidades do Grupo Arizona, que segue as normas rigorosas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Com caminhões e profissionais preparados, atuamos para que acidentes e contratempos sejam evitados, e o transporte seja feito com segurança. A expertise se estende tanto em cargas em containers como cargas de projeto e máquinas em geral, seja para importação ou exportação.

Entre em contato com nossos consultores e conheça mais sobre nossa atuação.

9 comentários em “Logística portuária tem expressivos números e segue como destaque na economia brasileira”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.