Logística portuária e o desenvolvimento do país

logistica portuaria

A logística é um setor extremamente importante para o desenvolvimento de um país e no caso do Brasil, em virtude ao seu tamanho continental, é fundamental para o escoamento da produção tanto para abastecimento interno, quanto para exportação. O Grupo Arizona atua em todo o todo território brasileiro e nas principais fronteiras, em especial no norte do país, realizando operações multimodais, essenciais para a realização de um serviço de excelência em logística portuária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento do país.

Tratando-se da exportação é fundamental entender como funciona a logística portuária, uma das mais complexas do setor. Enquanto o comércio exterior cresce a cada ano, mais as empresas enxergam as várias possibilidades desse segmento. E a logística é essencial nesse processo, pois envolve o transporte, armazenamento, recebimento e utilização de insumos ou produtos inerentes à atividade comercial.

Uma vez que a logística é a ‘arte’ de fazer com que processos ou pessoas estejam em determinado local e hora, a logística portuária é responsável pelas transações referentes ao movimento de cargas – transporte, carregamento e descarregamento de embarcações, bem como a própria gestão marítima, entre outros processos. É por isso que a logística portuária é tida como uma atividade complexa, além, é claro, de ser regulamentada por órgãos exigentes.

Ressalta-se que a logística portuária é dividida em complexo fixo, administração e operação. A categoria chamada de complexo fixo é aquela responsável pelas instalações que fazem parte da estrutura física da logística portuária, entre elas os terminais portuários, armazéns, maquinários e portos. A administração é a categoria que realiza a gestão dos portos. E a categoria de operação faz as atividades inerentes aos portos, seus responsáveis são os rebocadores, operadores e pilotos marítimos.

É no porto que acontece boa parte do processo da logística portuária: embarque e desembarque de mercadorias, estocagem e armazenamento. Contudo, é preciso uma logística bem planejada para que as cargas cheguem até os portos e saiam dos portos, via marítima ou fluvial, de maneira assertiva e confiável. É por meio da logística portuária que a economia de um país cresce, pois passam pelos portos importações e exportações, ou seja, boa parte das atividades relacionadas ao comércio exterior.

Saiba mais sobre logística portuária e nossos serviços de viabilidade logística, nos enviando uma mensagem pelo whatsApp ou por e-mail.

1 comentário em “Logística portuária e o desenvolvimento do país”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.