Logística e cadeia de suprimentos: conceitos e avanços

cadeia de suprimentos

A logística e a cadeia de suprimentos são conceitos importantes para qualquer empresa. Compreender os avanços na área pode ajudar a melhorar o desempenho da companhia. Neste artigo, vamos explicar esses conceitos e mostrar como eles estão sendo utilizados hoje em dia, sobretudo no que diz respeito à atuação do Grupo Arizona.

O que é a cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos é um conjunto de processos e atividades que garantem a qualidade, confiabilidade e disponibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Sua principal função é assegurar que os insumos necessários para a produção sejam adquiridos de fornecedores adequados, com o menor custo possível.

Além disso, ela também garante que os produtos cheguem ao mercado na hora certa, levando em consideração as demandas do consumidor.

Quais são os tipos de cadeia de suprimentos

Existem basicamente quatro tipos de cadeias de suprimentos: tradicional, enxuta, integrada e flexível.

A cadeia de suprimentos tradicional é caracterizada por um fluxo contínuo de materiais entre os fornecedores e os clientes finais.

A cadeia enxuta se diferencia da tradicional pelo menor número de elos e intermediários, o que diminui o tempo para a chegada dos produtos ao consumidor.

Já na cadeia integrada, todos os participantes trabalham em sinergia para atender às demandas do mercado.

Por fim, a cadeia flexível é capaz de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

Os principais elementos

A cadeia de suprimentos é composta por diversos elos, que vão desde os fornecedores até os clientes. Os principais elementos da cadeia de suprimentos são: fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores. Cada um deles tem uma função importante na cadeia e é responsável por entregar valor ao cliente final.

As principais etapas

A cadeia de suprimentos é composta por diversas etapas, que vão desde a concepção do produto até o seu consumidor final.

Na concepção do produto, está a ideia do que será produzido e as necessidades que ele irá atender.

Depois vem a fase de pesquisa e desenvolvimento, que envolve testes e aprimoramentos para tornar o produto cada vez melhor.

A fabricação propriamente dita é seguida pela distribuição, responsável por levar o produto até os pontos de venda.

Por último, chegamos ao consumidor, que decide se compra ou não o produto.

Logística x Cadeia de suprimentos

A logística e cadeia de suprimentos são dois termos que às vezes são confundidos, mas na verdade têm significados bem diferentes.

A logística é o processo de planejamento, implementação e controle da movimentação de mercadorias dentro da organização, desde a aquisição até a entrega ao consumidor final.

Já a cadeia de suprimentos é o conjunto de todos os elos envolvidos na produção e distribuição de um produto ou serviço, desde os fornecedores até os clientes finais.

Tecnologia como aliada na gestão da cadeia de suprimentos e a Indústria 4.0

Podemos dizer que a cadeia de suprimentos é um dos principais pilares da Indústria 4.0. Os avanços na tecnologia estão mudando a forma como as empresas interagem com seus fornecedores, e isso tem consequências para toda a cadeia.

O objetivo é tornar a produção mais ágil, integrando os fornecedores na linha de produção e diminuindo os processos manuais. Essa revolução está exigindo dos fornecedores uma maior qualificação e especialização, o que pode comprometer a competitividade do setor no longo prazo.

Há soluções específicas para Supply Chain Management que atuam em diferentes etapas ou áreas da cadeia de suprimentos, fornecendo apoio e automatizações para auxiliar as equipes. Por exemplo, o sistema de gestão empresarial é uma solução ampla, que unifica vários processos e atividades dos departamentos que compõem a empresa em um só software.

Ao adotar tal sistema de gestão, o gestor terá uma visão mais ampla da cadeia produtiva. Isso porque ele poderá acompanhar todos os processos de produção, desde a matéria-prima até o produto final.

Arizona adota boas práticas

No Grupo Arizona, além de fomentar as melhores práticas, trabalhamos para que os processos se tornem cada vez mais eficientes, o que engloba também a cadeia de suprimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.