Logística de cargas especiais: saiba como funciona

f4cb6526 15ed 4e45 940b b67c92e2ea3f

Quando se fala em logística no transporte de cargas especiais, vários fatores devem ser considerados para que uma operação seja bem-sucedida. Especialista nesse tipo de ação, o Grupo Arizona segue todos os requisitos de segurança e legislação de forma rigorosa.

De uma forma geral, é possível observar o alto investimento de empresas do setor na otimização de projetos de transporte de cargas. As cargas especiais, caracterizadas por serem de dimensões e peso, com estruturas complexas, que excedem significativamente o padrão do código de trânsito brasileiro, serem indivisíveis e robustas, exigem atenção em todo o processo de transbordo.

A legislação para o transporte de cargas

Para que esse transporte seja bem-sucedido, a legislação prevê uma série de exigências. A principal legislação vigente para o serviço é a Lei dos Transporte Rodoviário de Cargas (Lei 11.442/2007. Dentre os pontos que o texto contempla, estão detalhes sobre a contratação de profissionais (caminhoneiros) e transportadoras registrados na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), bem como as responsabilidades com as cargas, como segurança e o que fazer em caso de um sinistro. 

Projeto é fundamental

Uma das principais etapas para o transporte de cargas especiais é a realização de projeto de logística. Nesse planejamento, devem ser traçados uma série de pontos da estratégia, que são definidas em conjunto com diversas áreas da empresa de transportes. Isso fará com que problemas sejam evitados ou mesmo minimizados ao longo do trajeto.

Outro fator fundamental para o sucesso de qualquer transporte de cargas especiais é a comunicação entre engenheiros da transportadora e a equipe responsável pela logística, mantendo todos os envolvidos informados em cada etapa do processo.

Projeto de logística é especialidade do Grupo Arizona

Ao longo de mais de décadas de atuação, o Grupo Arizona se especializou no transporte de cargas especiais. Para isso, desenvolve um rigoroso projeto de logística que vem garantindo êxito em nossas operações. Conheça mais sobre o nosso trabalho e nossos cases de sucesso. 

6 comentários em “Logística de cargas especiais: saiba como funciona”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.