Industria da Energia Solar

industria de energia solar

Na mesma proporção que a indústria de energia solar está em expansão, as remessas de cargas do setor também seguem aumentando. O transporte de painéis solares ou de outros tipos de elementos relacionados com essa indústria requer atenção redobrada para os detalhes de toda a logística envolvida, que inclui um conhecimento especializado de toda equipe envolvida.

O transporte de equipamentos da indústria de energia solar necessita, por exemplo, de embalagens específicas e de um manuseio adequado para os proteger de danos e perigos durante o translado. A segurança é uma prioridade máxima nesse tipo de logística industrial. O transporte de mercadorias extradimensionadas, por exemplo, requer cuidados especiais. Destaca-se que a maioria dos acidentes com o transporte de carga da indústria de energia solar é resultado de erro humano.

O transporte para a indústria de energia solar envolve um alto volume de carga e, na maioria dos casos, requer projetos específicos de viabilidade. É por isso que a equipe responsável pela logística industrial do setor de energia solar deve estar atenta ao à forma como essa carga é alocada e deslocada em todas as fases do transporte. Isto é, desde o carregamento na fábrica, passando pelo armazenamento e, por fim, a entrega no destino final, sempre levando em conta os métodos de transporte mais apropriados.

A escala e o custo do projeto determinam o grau de responsabilidade da transportadora no que concerne à gestão do risco envolvidos no transporte de todos os materiais e maquinário da indústria de energia solar. Entre as principais soluções desse tipo de logística industrial destacam-se:

  • Rodoviário

Geralmente o transporte rodoviário de carga para a indústria de energia solar caracteriza-se como carga de projeto ou extradimensionada, em virtude dos grandes volumes. Assim, quando a análise da viabilidade logística aponta para esse modal, é preciso de toda uma preparação especial para que o transporte possa ser executado.

  • Fluvial e/ou marítimo

O transporte fluvial e/ou marítimo é o principal método de transporte utilizado quando é necessário instalar e manter uma instalação de uma indústria de energia solar devido à grande quantidade de equipamento envolvido, ao seu tamanho e às distâncias percorridas.

  • Aéreo

O transporte aéreo atende bem os envios urgentes de componentes de substituição e manutenção das plantas da indústria de energia solar. O frete aéreo é a forma mais rápida de cobrir longas distâncias entre os fornecedores e o local ou a fábrica.

  • Consolidação

Se a carga para a indústria de energia solar tem origem de diferentes fornecedores, a consolidação de múltiplos fornecedores é a melhor solução logística. É essencial agrupar as mercadorias dos seus vários fornecedores de modo que sejam organizados em um único projeto. Essa opção leva a economias significativas de tempo e dinheiro, uma vez que cargas de diferentes fornecedores podem chegar a um determinado porto, por exemplo, e serem transferidas diretamente para um único armazém, reduzindo os custos de deslocamento no destino.

Além da decisão sobre a melhor logística, a transportadora que oferece esse serviço para a indústria de energia solar deve se preocupar com a transparência e gestão de dados de todo o processo, que costuma ser realizado por meio de operações múltiplas, que requerem muito armazenamento de dados e memória. Uma eficiente gestão da logística industrial desse setor é fundamental. Nesse caso, a operação por meio de um sistema de gestão de transportes pode ser uma opção viável e assertiva. Qualquer rastreio de expedições, ferramentas de consolidação, ou inteligência empresarial para a elaboração de relatórios, deve estar disponível na ponta dos dedos da equipe técnica responsável pela logística industrial.

Dessa maneira, percebe-se que realizar o transporte de cargas para a indústria de energia solar requer atenção aos detalhes, segurança e gestão de dados. O Grupo Arizona é especialista nesse tipo de logística industrial e oferece os melhores serviços. Fale com nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.