Grupo Arizona realiza palestra de prevenção ao assédio moral no ambiente de trabalho

Grupo Arizona realiza palestra sobre assedio moral

O Grupo Arizona realizou recentemente uma palestra sobre assédio moral no ambiente de trabalho. A palestra teve como objetivo sensibilizar os funcionários para os sinais dessa prática e fornecer orientações sobre como lidar com a situação, caso sejam vítimas ou testemunhas do comportamento.

O evento foi realizado no último dia 4 de outubro e é mais uma ação que reforça o compromisso da empresa em promover um ambiente corporativo saudável e, acima de tudo, com respeito a todos.

O que é o assédio moral

O assédio moral é um termo usado para descrever um comportamento abusivo ou hostil que acontece em um ambiente de trabalho. Ele pode incluir atos como o bullying, a intimidação e o abuso verbal.

Ele pode ser muito difícil de lidar, pois pode afetar a maneira como você se sente sobre si mesmo e sobre o seu trabalho. Esses comportamentos podem causar estresse e ansiedade nas vítimas, além de comprometer a sua saúde mental e física.

Como identificar o assédio moral no ambiente de trabalho?

O assédio moral pode ser difícil de identificar, pois às vezes pode ser confundido com outros comportamentos. Há alguns pontos, no entanto, que podem indicar o ato.

Se você sentir que está sendo constantemente criticado pelos seus colegas de trabalho ou pelo seu chefe, se estiver sendo excluído do grupo ou isolado socialmente no ambiente de trabalho, ou se sentir que está sendo pressionado a fazer algo que não quer fazer, esses podem ser características dessa conduta

Também pode ser identificado por diversos comportamentos hostis ou intimidatórios que visam degradar ou humilhar um funcionário. Esses comportamentos podem ser físicos, verbais ou psicológicos e podem afetar a saúde mental e física do trabalhador.

Alguns sinais que indicam o assédio moral no ambiente de trabalho são:

  • isolamento social;
  • baixa produtividade;
  • ansiedade;
  • depressão;
  • alterações no sono.

Exemplos reais de casos de assédio moral no ambiente de trabalho

Exemplos reais no ambiente de trabalho são aqueles em que um funcionário é submetido a condições abusivas e constrangedoras pelo seu chefe ou colegas de trabalho.

Esses comportamentos podem incluir insultos, humilhação pública, ameaças, brigas e até violência física.

O assédio moral no ambiente de trabalho pode ter um impacto negativo grave na saúde mental e física dos funcionários afetados, além de causar danos à reputação da empresa.

Sobre o assédio sexual

Na palestra, também foi abordada a questão do assédio sexual, quando a situação envolve atitudes, brincadeiras ou comentários que tenham apelo à sexualidade, tais como:

  • Uso de emojis de conotação sexual;
  • Uso de imagem sem autorização;
  • Brigas ou ofensas em grupos de WhatsApp.

Como prevenir ou combater o assédio moral no ambiente de trabalho

Para prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho, é importante criar um ambiente de respeito e boa convivência entre todos os funcionários. Algumas ações que podem ser tomadas para isso são: fazer uma campanha interna de combate ao assédio, incentivar o diálogo entre os funcionários e criar um canal de denúncias anônimas, por exemplo.

No Grupo Arizona, por exemplo, temos um canal interno em caso de assédio, o AC – CANAL DE ATENDIMENTO AO COLABORADOR. Mas, acima de tudo, priorizamos o respeito no relacionamento entre nosso colaboradores, não sendo qualquer tipo de discriminação, seja racial, sexual ou de gênero, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.