Grupo Arizona realiza auditoria do Código de Cianeto

codigo cianeto arizona

Com o objetivo de reforçar a segurança e qualidade dos serviços prestados, o Grupo Arizona irá realizar nos meses de agosto e setembro Auditoria do Código do Cianeto, umas das mais notáveis certificações que a nossa empresa tem o orgulho de ostentar em seus 22 anos de história.

O Código de Cianeto visa aumentar a proteção da saúde humana e diminuir os impactos ambientais que podem ser causados pelo uso do produto químico em minerações.

A primeira fase da Auditoria ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de agosto, enquanto a segunda fase será realizada nos dias 20, 21,22 e 23 de setembro.

Saiba mais sobre o Código do Cianeto

O “Código Internacional de Gerenciamento de Cianeto para Fabricação, Transporte e Uso de Cianeto na Produção de Ouro” (Código de Cianeto) é um programa que certifica as melhores práticas para o gerenciamento deste produto quando usado na mineração do ouro. Trata-se de uma certificação voluntária. Com isso, as empresas de mineração de ouro e prata, fabricantes de cianeto e transportadores do produto químico podem participar da nossa iniciativa.

O Código foi criado pelas Nações Unidas para o Meio Ambiente, visando regulamentar e padronizar o uso do cianeto. Ele é importante para que haja um controle sobre as substâncias químicas perigosas, garantindo assim a segurança das pessoas e do meio ambiente.

Por meio dele, é fornecido um sistema para que as empresas gerenciem o uso seguro do cianeto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a produção até o transporte, manuseio, reciclagem e descarte do produto químico.

Sua aplicação é feita a partir de cada princípio com seus padrões de prática, que são objetivos e metas de desempenho que precisam ser atingidos para cumprir esse fim. As metas a serem alcançadas são normalmente orientadas por documentos de instruções específicos para operações de mineração, produção e transporte.

Grupo Arizona e o cianeto

Há três anos, o Grupo Arizona se orgulha de ter em seu know-how a certificação do Código Internacional de Gerenciamento de Cianeto, concedido pelo International Cyanide Management Institute (ICMI).

Por meio de uma auditoria feita com base no Protocolo de Verificação de Transporte do ICMI, realizada por um auditor profissional independente terceirizado, constatou-se que a empresa está em total conformidade com os Princípios e Práticas de Transporte do Código de Cianeto, segundo o Relatório Detalhado de Auditoria.

Em nossa história, acumulamos cases de sucesso com o uso do cianeto. Um deles é a operação da Mina Tucano, mina de extração de ouro instalada no município de Pedra Branca do Amapari, no Amapá.

O nosso trabalho envolveu o transporte de carga geral (Fracionado/Completa) e almoxarifado; transporte de insumos, tais como cal, cimento, produtos químicos, bolas de moinho; o transporte de máquinas e equipamentos, além de o armazenamento e controle de estoque de insumos no site do cliente. No processo de “Lixiviação em pilha”, com o empilhamento da terra que continha o ouro em grandes pilhas de até 200 x 40m, foi adicionado cianeto por aspersão nas pilhas. O cianeto, por sua vez, liquidificava o ouro contido nas pilhas de terra. Essa mistura era transportada para a metalurgia e, no local, transformada em barras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.