Grupo Arizona orienta sobre o uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil

2

O Grupo Arizona, sempre trabalhando com foco na segurança de seus colaboradores e sociedade em geral, participa da Campanha Educativa de Trânsito de 2020, cujo tema é

“Perceba o Risco, Proteja a Vida”. A campanha é promovida pelo Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e conta com a participação de entidades, órgãos, empresas e sociedade civil organizada. O primeiro tema a ser tratado é o uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil.

Apesar de as atividades do Grupo Arizona não englobarem em momento algum o transporte de crianças, somos socialmente responsáveis e, por isso, buscamos orientar todos a nossa volta sobre a importância de proteger nossos pequenos no transporte do dia a dia. É importante salientar que o uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil é um fator  fundamental de prevenção de lesões e o uso de tais equipamentos salvam vidas.

De acordo com a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção. Acima dessa idade deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.

Já as crianças de até um ano de idade devem ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto; crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas; e de quatro a sete anos e seis meses em assentos de elevação.

No caso de motocicletas, motonetas e ciclomotores, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece no artigo 244, inciso V, que somente podem ser transportadas nesses veículos crianças a partir de sete anos e que possuam condições de cuidar de sua própria segurança.

Quem desrespeitar tais regras sofrerá a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Regras para o transporte de crianças:

As crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”

As crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”

As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”.

As crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.