Para quem ainda não sabe o Grupo Arizona participou ativamente da primeira operação de transbordo de mercadorias na Aduana de Oiapoque. A operação foi realizada na cabeceira da ponte Binacional que interliga o Brasil (Oiapoque) e a França (Guiana Francesa), em meados de 2019.
O transbordo é feito no lado Francês na Aduana, onde as carretas do lado Brasileiro passam as mercadorias para carretas de transportadores franceses. Isso somente é possível, pois todo o material está dentro das normas exigidas e acordadas entre Brasil e França.
Destaca-se que, em média, foram transbordadas 50 carretas com capacidade de 16 toneladas, cada. A mercadoria do Grupo Arizona veio de Minas Gerais passando pelo Amapá e indo direto para Saint George na Guiana Francesa.
A operação durou três meses, período acordado entre ambos os países, e facilitou o comércio de cargas via terrestre, com a redução de custos diversos pagos por exportadores que atuam na região.
Histórico
De acordo com reportagem da época, veiculada pela Globo.com, a ponte Binacional foi finalizada em 2011 custando cerca de R$ 70 milhões. Ela está localizada no município de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá e foi inaugurada em 2017 para passagem de veículos de passeio.
No entanto, somente em março de 2019, o Governo Federal oficializou as atividades alfandegárias no lado brasileiro da ponte. A medida serviu para regularizar a importação e exportação de produtos na fronteira terrestre.