Dicas essenciais para logística de exportação

logística de exportação

Informações essenciais para logística de exportação

A logística é uma área ampla que engloba entre outros a logística de exportação, a qual representa toda a cadeia de abastecimento que inclui o gerenciamento de pedidos, transporte, manuseio de estoques, armazenagem, embalagem e desembaraço das mercadorias de exportação. Para garantir o sucesso de todo esse processo é necessária uma gestão eficiente da logística de exportação pela empresa responsável.

O planejamento logístico envolve uma série de processos, iniciando-se com a liberação da carga pela expedição. Assim, uma das primeiras coisas que a empresa exportadora precisa fazer é decidir sobre o agente de frete e o modo de envio, ou seja, quem fará todo o processo de logística. Também chamado de agente, a empresa exportadora organizará a carga a ser transportada por meio do embarque escolhido pelo exportador, cuidará do desembaraço aduaneiro e assegurará a conclusão da entrega final no ponto de destino.

Por exemplo, se o embarque for por via marítima – exportação de carga pelo oceano – é preciso escolher entre as opções de serviços de transporte como a consolidação, tipo de container, carga completa, fracionada ou carga de projeto, entre outras. Além disso, as mercadorias a serem embarcadas devem ser embaladas de forma específica no que se refere à exportação, o que inclui a marcação e etiquetagem necessárias das caixas, pacotes ou caixas de papelão. Uma lista de embalagem é necessária se mais de um pacote tiver que ser despachado no lote. As mercadorias são, então, desembaraçadas das instalações do exportador, após o cumprimento das formalidades de impostos especiais de consumo (no caso, se houver).

Documentação logística de exportação

As atividades envolvidas no processo logístico têm, naturalmente, um fluxo de documentação. Veja abaixo os principais documentos requisitados:

  • Fatura comercial
  • Recibo de doca
  • Conhecimento de embarque
  • Certificado de origem
  • Recibo do armazém
  • Certificado de inspeção
  • Licença de exportação
  • Lista de embalagens
  • Certificado sanitário
  • Certificado de seguro
  • Documentos consulares
  • Documento de livre comércio
  • Carta de instruções do expedidor
  • Declaração de Controle de Destino

A empresa de transporte e logística elenca um coordenador de logística de exportação, que será o responsável por cuidar de todos esses documentos. Destaca-se que todo esse processo inclui muitas partes envolvidas. Além do exportador, há o comprador, a instituição financeira de ambos os lados da transação, a companhia de seguros, o encaminhamento de frete de exportação, os agentes alfandegários, o departamento aduaneiro, as autoridades portuárias, os fornecedores de transporte em trânsito e a companhia de navegação. Por isso é fundamental ter conhecimento, profissionalismo e habilidades interpessoais para lidar com toda essa rede.

Confira o passo a passo do processo de logística de exportação:

– Uma vez que as mercadorias são fabricadas e a inspeção pré-embarque e as verificações de qualidade são feitas, a transportadora embala, etiqueta e marca as mercadorias para aderir às práticas de embarque padrão.

– Depois disso, a transportadora obtém uma ordem de entrega que precisa ser coletada para os contêineres e faz os preparativos para a coleta, estufagem e selagem dos contêineres.

– Em seguida, é providenciado o transporte intermodal, que transportará as mercadorias das instalações do exportador até o ponto de carregamento.

– Quando a mercadoria chega ao porto, a transportadora providencia o desembaraço aduaneiro, a documentação e a verificação física; também paga quaisquer taxas portuárias.

– Os documentos e recibos são entregues à companhia marítima, que então fornece um conhecimento de embarque para a transportadora, que precisa enviar o conhecimento de embarque original e outros documentos para o comprador. Esses documentos são posteriormente exigidos pelo comprador para tomar a custódia da mercadoria e para obter o desembaraço de importação no porto de destino.

– Enquanto isso, as mercadorias são carregadas e partem do porto de origem.

Otimizando o processo logístico de exportação

Obter a melhor prática da logística de exportação depende de um planejamento adequado. Assim, garante-se que o produto seja disponibilizado a tempo, minimizando problemas internos que possam levar à paralisação do processo e certificando-se que a melhor opção de transporte está disponível.

Entende-se que o processo da logística de exportação é trabalhoso, com múltiplas pessoas envolvidas, seja na embalagem, no carregamento ou no transporte intermodal. Portanto, a gestão eficiente de pessoas pode fazer uma diferença significativa, ou seja, boas habilidades interpessoais podem aumentar a eficiência dos envolvidos no processo logístico, melhorando assim o ciclo do produto.

Além do transporte em si, o armazenamento adequado das mercadorias de exportação é de suma importância. A perecibilidade e fragilidade das mercadorias devem ser consideradas durante o armazenamento do produto de exportação. A maximização da capacidade de armazenagem dos armazéns por meio de práticas eficientes de armazenagem também deve ser implementada.

Quanto ao processo de transporte propriamente dito, o modo de transporte é fundamental para a rentabilidade e eficiência do exportador. A velocidade e o custo de entrega são diretamente proporcionais, portanto, a escolha do transporte deve ser feita após ter em mente o fator custo-benefício.

Dessa maneira, escolher uma empresa que tenha experiência e conheça todos os processos da logística de exportação é fundamental para o sucesso do transporte. Conheça os serviços do Grupo Arizona, especialista em logística de exportação. Fale com nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.