Desafios da logística do setor farmacêutico

logistica e industria farmaceutica

Com destaque cada vez maior em todo o Brasil, o setor farmacêutico possui necessidades e especificidades que são fundamentais para que a logística seja bem-sucedida. Ele, aliás, é um das indústrias atendidas pelo Grupo Arizona. E os cuidados passam por diversas etapas do processo, desde a produção até o transporte, com o objetivo de preservar a qualidade dos produtos, que devem chegar intactos ao consumidor. 

Crescimento do setor

De acordo com a consultoria Gran View Research, a logística farmacêutica deve registrar uma alta de 3,5% por ano em todo o mundo, até 2025.

Como é feita a logística no setor farmacêutico

De uma forma geral, podemos resumir a logística do setor farmacêutico em armazenamento e distribuição de medicamentos, princípios ativos e produtos biológicos, do fornecedor até à venda. Esses artigos, por sua vez, exigem necessidades especiais de armazenamento, exigindo, assim, extremo controle de todo o processo.

Em nosso país, ela é regulamentada pelas leis 6360/1976 e 5991/73. Em resumo, elas abordam a necessidade de um sistema de gestão de qualidade, a documentação, as característica dos equipamentos e instalações de armazenamento dos produtos, bem como a auditoria interna, veículos e equipamentos necessários.

Pontos importantes da logística do setor farmacêutico

Sobre a logística do setor farmacêutico, podemos destacar dois pontos importantes:

Atenção ao estoque

O gerenciamento do estoque é um aspecto essencial do setor farmacêutico. Para isso, é preciso investir em programas e processos que auxiliem na constante atualização desses itens, com mapeamento de dados como a quantidade e manutenção da qualidade deles.

Com isso, a empresa estará sempre apta a atender às necessidades do mercado.

Mapeamento da rota e mercadorias

Esse é um dos pontos mais importantes para o setor farmacêutico, uma vez que os produtos podem sofrer danificações durante o trajeto. Assim, é necessário grande investimento em tecnologia para o monitoramento da carga, seja pela sua localização ou estado.

Grupo Arizona atende a requisitos

As empresas que se dispõem a atuar na logística do setor farmacêutico precisam atender a rigorosas exigências, como a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, da qual o Grupo Arizona é detentor. 

Por esse motivo, a empresa se atenta aos padrões de qualidade, com veículos com controle e monitoramento da carga, além de rastreamento 24h, bem como equipe especializada para oferecer sempre as melhores soluções.

Essa é a sua necessidade? Entre em contato conosco.

6 comentários em “Desafios da logística do setor farmacêutico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.