Conheça os requisitos exigidos para o transporte de cargas perigosas da indústria química

transportadora de cargas perigosas

A indústria química é uma área essencial na economia brasileira, no processamento de plásticos, na produção de alimentos, no negócio farmacêutico, na fabricação de automóveis, na mineração ou na engenharia. Ou seja, muitos setores dependem de produtos fabricados pela indústria química.

As substâncias químicas, sejam líquidas ou sólidas, atuam como a base essencial para alimentos, produtos farmacêuticos e todos os tipos de itens do cotidiano. No entanto, o transporte desses produtos só pode ser feito com cuidado se a empresa tiver amplo conhecimento especializado e o equipamento correto.

A segurança do transporte para a indústria química deve vir em primeiro lugar, por isso a empresa responsável pela logística de produtos químicos deve oferecer soluções abrangentes de transporte e de valor agregado, além de certificações que garantam o correto manuseio desse tipo de carga. Seu manuseio precisa ser cuidadoso, assim a transportadora deve aderir aos regulamentos estatutários, que desempenham um papel importante no transbordo seguro de produtos fabricados pela indústria química.

Muitas vezes são necessárias superfícies asfaltadas, calhas de segurança e/ou sistemas de canais específicos para proporcionar proteção adequada; tudo isso além de equipamentos de alta qualidade para controle de temperatura.

Segurança e especialização são fundamentais quando se trata de logística e armazenagem para o setor químico. Equipamentos especiais para proteger o meio ambiente, os funcionários e as mercadorias armazenadas garantem um alto grau de segurança, assim como a experiência e qualidade da equipe técnica. Destaca-se que soluções de TI específicas para o setor e um amplo sistema de gerenciamento de qualidade e certificação servem como base para a manutenção da qualidade do transporte para a indústria química.

Documentação para o transporte de cargas perigosas da indústria química

Para transportar cargas perigosas para a indústria química, o motorista precisa carregar consigo uma série de documentos, conforme listado a seguir:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • carteira de identidade (RG);
  • certificado de conclusão do curso de Transporte de Produtos Perigosos (TPP);
  • documentação do veículo;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • seguro obrigatório;
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
  • Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos a Granel (CIPP).

A carga perigosa também deve estar acompanhada de documentação específica, conforme lista:

  • Licença de operação para viagens interestaduais;
  • Licença de funcionamento ou certificado de registro da Polícia Federal (conforme a necessidade);
  • Requisição de Transporte (RT);
  • documento fiscal;
  • ficha de emergência;
  • envelope para transporte;
  • guia de tráfego;
  • declaração do expedidor de material radioativo;
  • ficha de monitoração da carga e do veículo rodoviário.

Certificação ICMI

Para se ter uma ideia, o setor de mineração, atendendo aos anseios do público no que diz respeito ao uso do cianeto, desenvolveu o Código Internacional de Cianeto, que mostra o compromisso das empresas com o uso seguro e responsável desse produto perigoso. Desde sua criação, empresas de mineração de ouro de dezenas de países, bem como produtores e transportadores de cianeto, tornaram-se signatárias.

As empresas signatárias concordam em cumprir os princípios do Código e demonstrar a conformidade por meio de auditorias independentes de terceiros com resultados publicados pelo International Cyanide Management Institute (ICMI). O ICMI também é responsável pela manutenção e administração do Código.

O código aborda nove princípios relacionados ao manuseio e uso de cianeto. São eles: produção, transporte, manuseio e armazenamento, operações, desativação, segurança do trabalhador, resposta a emergências, treinamento e comunicação. A transportadora de cianeto, por exemplo, ao ser empresa signatária deve cumprir os princípios de acordo com métodos específicos de seus processos, mostrando que as metas de desempenho associadas com os princípios são atingidas.

Importante frisar que o cianeto de sódio desempenha um papel fundamental no processo de extração de ouro, prata e outros metais preciosos para a indústria de mineração. Normalmente é misturado com minérios de ouro (ou prata) de baixa qualidade como um meio de separar os metais preciosos dos minérios. No entanto, ele está entre os venenos de ação mais rápida e mortal de todos os conhecidos. Uma vez injetado, ele ataca o corpo de uma forma que impede uma pessoa de respirar. Uma dosagem oral tão pequena quanto 200-300 mg acabaria com a vida em poucos minutos. A introdução às fontes de água (rios e lagos) poderia destruir todo o ecossistema em um curto espaço de tempo. Portanto, deve-se ter um cuidado intenso ao manusear esse material para evitar quaisquer consequências adversas.

Diante do exposto, o Grupo Arizona se destaca no oferecimento de soluções logísticas para o transporte do cianeto de sódio e demais produtos para a indústria química no mercado brasileiro e sul-americano. Além de sermos certificados ISO, também somos certificados pelo código ICMI para manusear e transportar essa carga perigosa, atendendo às normas internacionais de segurança e ambientais.

Antes do carregamento, os motoristas são treinados e testados no manuseio da carga no que se refere ao uso adequado do equipamento de segurança e aos perigos do contato com o produto. As licenças de transporte necessárias são sempre obtidas antes do transporte da carga e uma equipe de rastreamento dedicada monitora os movimentos e dá feedback à equipe de operações e aos clientes em tempo hábil. Quer conhecer mais sobre nossas soluções de transporte de cargas perigosas para a indústria química? Contate um de nossos especialista.

1 comentário em “Conheça os requisitos exigidos para o transporte de cargas perigosas da indústria química”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro,  277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.