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MMX

Investidores: MMX / Anglo American / Atualmente Grupo ZAMIN
Local: Pedra Branca do Amapari – AP / Santana – AP
Tipo de Planta: Complexo de Mina de extração de minério de ferro, Ferrovia e porto no Amapá, Mina de minério de ferro em Corumbá, Siderúrgica em Puerto Soares

Tipo contrato: CAPEX / OPEX – vigente.
Início operações: 2004/2005, até o presente momento
Quantidade de embarques: superior a 2.500 no CAPEX
Quantidade de embarques: 500 embarques ano – OPEX

Serviços prestados:

  • Transporte de carga geral ( Fracionado / Completa ) e almoxarifado
  • Transporte de insumos: produtos químicos, bolas de moinho
  • Transporte de máquinas e equipamentos de mineração

História:

Este “case” acompanha a trajetória do empresário EIKE BATISTA no segmento de mineração e a especialização do GRUPO ARIZONA no desenvolvimento de projetos CAPEX, ou seja, logística de transporte para implantação de plantas produtivas.

Após a implantação e início das operações, o empresário Eike Batista, vende a MPBA para um grupo canadense e se capitaliza para criar a MMX – Mineração e Metálicos.

Com um histórico altamente positivo na implantação MPBA, nos qualificamos a executar a logística de transporte dos 3 projetos simultâneos.

  1. Mina de extração de Minério em Corumbá – MS
  2. Complexo Amapá – Mina x Ferrovia x Porto
  3. Siderúrgica em Puerto Soares – Bolívia

A mina de extração em Corumbá-MS, era relativamente pequena, comparada as grandes minas de extração de minério de ferro e não gerou uma demanda considerável de transportes para a sua implantação, foi até certo ponto fácil executar o projeto.

A maior demanda, foi transportar o minério extraído da mina, para o porto de embarque localizado na cidade de Ladário – MS (30 Km da mina), onde era embarcado em balsas destinado a exportação (Via Rio Paraguay até a Argentina).

Fizemos essa logística durante 1 Ano, transportando em média 20.000 tons mensais, foi a primeira experiência que tivemos com movimentação de carga a granel.

Iniciamos no mesmo período, o transporte dos equipamentos para implantação da siderurgia da MMX, localizada em Puerto Soares / Bolívia ( a 50 km de Corumbá) em parceria com a TRANSPORTE ARIZONA ARGENTINA, porém, por imposição do governo Boliviano a obra foi embargada logo no início e o projeto suspenso.

Apesar dos percalços da siderurgia na Bolívia, a MMX estava a todo vapor para o início do projeto Amapá, então em 2006 tem-se o início do maior projeto de logística desenvolvido pelo GRUPO ARIZONA, tudo era superlativo, más com a experiência adquirida no projeto MPBA, estávamos totalmente preparados para superar qualquer desafio.

O complexo Amapá é composto de uma mina, ferrovia e porto para exportação do minério.

A mina de extração de minério de ferro, está localizada na cidade de Pedra Branca do Amapari, próxima a área de exploração da BEADELL, o minério é retirado do solo, triturado em grandes moinhos, separado e lavado.

Este modelo de planta, necessita de grande quantidade de equipamentos e estrutura de beneficiamento, a mobilização de carretas para o transporte foi gigantesca.

Para escoar a produção a MMX teve que reformar 180 km de linha ferroviária que liga Pedra Branca do Amapari, até a cidade de Santana – AP, na reforma de linha, o GRUPO ARIZONA executou uma grande quantidade de transportes de equipamentos ferroviários diversos, trilhos e uma grande variedade de equipamentos para execução da obra.

No porto de escoamento da produção e na unidade administrativa, localizados em Santana – AP, foram necessárias grandes reformas, pois a estrutura existente era da ICOMI e estava abandonada há mais de 30 anos.

Tais reformas, também justificaram uma grande demanda de logística de transporte.

Com este projeto, O Grupo Arizona consolidou sua posição no mercado, especializando-se em logística para implantação de grandes projetos no segmento minerador e como a maior transportadora que atua no estado do Amapá.

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