Saiba o que é e para que serve a certificação SASSMAQ

certificação sassmaq

A SASSMAQ é uma das mais importantes certificações que uma empresa responsável pelo transporte de produtos químicos pode ter. Ela atesta o cumprimento de questões relacionadas à saúde e segurança de seus stakeholders – ou seja todas as pessoas relacionadas à organização, sejam funcionários, clientes, fornecedores e a própria sociedade. Também valida o cumprimento de questões ligadas ao meio ambiente e à qualidade dos serviços prestados. Essa certificação foi criada em virtude de uma solicitação da Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM), com o intuito de avaliar o desempenho e a segurança dos processos dentro dos quesitos acima levantados acima.

Para quem não sabe SASSMAQ é uma sigla que significa Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade e para obtê-la, a empresa precisa desenvolver uma série de práticas em toda a gestão de seus processos, as quais são auditadas por órgãos credenciados da própria ABIQUIM.

Vale destacar que os índices de desempenho das empresas certificadas pelo SASSMAQ são significantemente melhores do que aquelas não possuem a certificação. Isso porque o sistema possibilita uma melhor gestão dos processos que envolvem o transporte de produtos químicos – substâncias com elevado potencial de causar danos às pessoas e ao meio ambiente, caso não sejam manuseados dentro das conformidades necessárias.

Uma vez que a certificação SASSMAQ ajuda a empresa em seus processos, sejam eles de seleção, de qualificação ou mesmo na definição de um planejamento de melhoria contínua, desde 2005, a certificação tem sido um pré-requisito para a atuação de empresas de transporte de produtos químicos no Brasil. No entanto, a certificação não é obrigatória, ainda que seja um grande diferencial que comprova a qualidade e segurança dos serviços prestados de logística e transporte de produtos químicos.

Benefícios

A certificação faz com que a transportadora melhore as boas práticas relacionadas aos processos, que se tornam mais assertivos. Os indicadores de desempenho do SASSMAQ agregam valor à empresa e auxiliam na eficácia do resultado almejado, entre eles a mitigação de riscos que envolvem os processos de transporte de produtos químicos.

Além de beneficiar a empresa de transporte e seus clientes, o SASSMAQ beneficia a comunidade e o meio ambiente, que estarão mais seguros, uma vez que os riscos dos processos serão mitigados, com o aumento do rigor relacionado à segurança e à qualidade.

Entre os principais benefícios da certificação SASSMAQ se destacam:

– Comprovação da habilidade da empresa em transportar produtos químicos com segurança;

– Diminuição dos índices de absenteísmo em virtude da adoção de requisitos de segurança especificados pela NR-26 voltados para os motoristas;

– Valorização da imagem da empresa perante a sociedade e o mercado;

– Adoção de sistema de gestão, com o objetivo de garantir custos reduzidos e melhoria contínua;

– Mitigação de acidentes, penalidades e infrações de trânsito.

Requisitos para obtenção do SASSMAQ

Quando a empresa tem interesse em obter o SASSMAQ, antes de mais dada precisa se adequar às práticas exigidas pela certificação e depois passar por auditoria, quando os processos implementados serão avaliados e aprovados pela ABIQUIM. De modo semelhante, as licenças necessárias para o desenvolvimento das atividades também são verificadas para validação conforme normas federais, estaduais e municipais, quando necessárias.

A obtenção do SASSMAQ tem ligação direta com a efetiva melhoria dos processos de logística e transporte de produtos químicos. Destaca-se que na validação e revalidação da certificação, todas as práticas são vistoriadas uma por uma, por meio de um checklist que verifica se todos os pontos necessários para a obtenção ou manutenção da certificação foram atendidos; sejam eles questões obrigatórias por lei ou exigências da própria indústria química.

Importante frisar que, ao passar pelo processo de auditoria, a empresa de transporte precisa garantir uma pontuação mínima para se certificar; lembrando que o SASSMAQ deve ser revalidada a cada dois anos.

Dessa forma, o Grupo Arizona se destaca no mercado também pela certificação SASSMAQ, que valida todo o rigor e segurança de seus processos, levando serviços de qualidade e excelência comprovadas aos seus clientes. Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro,  277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.