Alta dos combustíveis reflete no preço do frete e encarece produtos

alta dos combustiveis

A alta dos combustíveis ocupou boa parte dos noticiários e deixou muitos brasileiros preocupados nos primeiros meses de 2022. Em uma das principais variações, o preço do óleo diesel, por exemplo, chegou a ser reajustado em 24,9%; gasolina e botijão de gás tiveram 18,7% e 16%, respectivamente. Mas por que essas altas afetam tanto outros setores da economia? Vamos entender.

Alta dos preços reflete em inflação

Antes dos últimos reajustes, ainda em fevereiro, a inflação no Brasil já estava 1,01% maior para o patamar do mês desde 2015. E esse aumento é sentido no bolso de todos os brasileiros, mesmo os que não precisam abastecer um veículo, é o fato de a gasolina ter o maior peso no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), 6,47%. O etanol, por sua vez, responde por 0,93%, e o óleo diesel, 0,25%. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por sua vez, sinaliza um impacto total de 1,52 ponto percentual no IPCA de março e de abril.

Com isso, o aumento dos combustíveis leva ao encarecimento do frete, por exemplo, o que incide no preço final de produtos ao consumidor, como itens de supermercado, por exemplo. Dessa forma, o brasileiro precisa gastar mais para colocar comida no prato, a cada alta. Isso ocorre porque a maior parte das cargas do Brasil são transportadas em rodovias, com a maioria dos veículos sendo abastecidos com diesel.

Mas os reflexos não param por aí. Com o diesel mais caro, que subiu mais de 40% em 2021, há pressão também para que os valores de tarifas do transporte coletivo sejam reajustados. 

1 comentário em “Alta dos combustíveis reflete no preço do frete e encarece produtos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.