A importância do gerenciamento de riscos no transporte de minério de ferro

gerenciamento de risco transporte

O setor industrial é altamente dependente do transporte de minério de ferro. Para que os fabricantes de aço e de diversos outros produtos possam continuar produzindo, é necessário um transporte eficaz dessa matéria-prima. Contudo, é de suma importância que a empresa contratada para fazer a logística e o transporte do minério de ferro faça um gerenciamento de riscos, por meio do estudo de viabilidade com o intuito de minimizar o risco de acidentes entre outros tipos de risco.

Ressalta-se que, além do transporte do minério de ferro bruto, é fundamental o transporte de aço, que é utilizado para construir uma variedade de produtos em diferentes indústrias, principalmente a da construção civil e a do transporte (carros, aviões, ferrovias e trens). Contudo, o uso do aço se estende a várias indústrias de bens como geladeiras, máquinas de lavar e secar roupa, lavadoras de louça, pias, entre outros.

Toda essa produção mencionada depende de uma logística muito bem operada. No entanto, é preciso considerar que o setor de transportes está entre aqueles mais propensos ao risco, o que exige que as empresas de transporte implementem fortes estratégias de gerenciamento de risco. Utilizando os métodos e ferramentas corretos, uma transportadora pode mitigar seus riscos e garantir melhor posicionamento para responder às situações inusitadas, quando elas surgirem.

Durante o estudo de viabilidade, geralmente opta-se pelo transporte rodoviário, uma vez que um carregamento de caminhão pode levar o minério de ferro diretamente para a siderúrgica. Mesmo assim, ainda que a malha ferroviária pudesse ir direto para a usina dentro das indústrias, seria necessário algum outro modo de transporte para percorrer o restante do caminho.

Gerenciamento de risco no transporte de minério de ferro

Dessa maneira, o Grupo Arizona acredita que os atuais riscos enfrentados pelas transportadoras vêm do avanço da tecnologia, com a exposição cibernética e as flutuações de mercado criadas pelas disputas comerciais nacionais e internacionais. Embora muitos desses riscos estejam fora do controle da empresa de logística e transporte, há medidas que podem ser tomadas para minimizá-los. Além disso, o gerenciamento de riscos também permite a elaboração de uma estratégia para lidar com esses riscos.

Fatores de segurança e estudo de viabilidade

O gerenciamento de risco é um processo de atividades analíticas e de gestão que se concentra na identificação e resposta às incertezas inerentes à gestão de uma organização complexa e de seus ativos. Os riscos que uma empresa de transporte enfrenta incluem a integridade e a segurança da frota, a segurança e a retenção dos motoristas, bem como as questões de conformidade.

Alguns desses riscos são diretamente impactados por influências externas, especialmente eventos climáticos, tráfego e até mesmo as condições das estradas. Além disso, quaisquer interrupções, incluindo acidentes, perdas de carga ou problemas financeiros, podem criar uma interrupção na cadeia de abastecimento que pode prejudicar a reputação dos clientes e diminuir seus lucros.

O sucesso do transporte de minério de ferro depende de fatores de segurança que englobam a cobertura e os termos do seguro, a responsabilidade em cada etapa da cadeia de abastecimento do cliente e a prevenção de perdas. Assim, uma das principais ações requeridas pelo gerenciamento de risco do transporte de minério de ferro é o estudo de viabilidade. Seu objetivo é encontrar soluções eficazes que sejam capazes de detectar riscos, analisar a severidade do projeto de logística, assim como identificar alternativas de menor risco e as variáveis que podem impactar todo o transporte, desde mudanças climáticas, riscos sociais e desastres naturais até mesmo interrupções de infraestrutura.

É o estudo de viabilidade que irá identificar e avaliar a probabilidade de ocorrências inesperadas durante qualquer etapa da rota do transporte. Trata-se de uma importante ação, uma vez que, olhando apenas para os locais de coleta e entrega, cada ponto intermediário é ignorado e é exatamente aí que as maiores interrupções podem ocorrer. Destaca-se que o uso da tecnologia melhora drasticamente a precisão, a escala e a velocidade da descoberta desses dados. Assim, é possível incrementar os fatores de segurança que incluem a escolha da melhor programação da data de coleta e entrega da carga, a determinação do melhor modo de transporte, as melhores vias, quais os tipos de equipamentos necessários para a proteção da carga e das pessoas envolvidas, entre outros.

Se você precisa contratar uma empresa que oferece segurança e agilidade para o transporte de minério de ferro, o Grupo Arizona pode fornecer as soluções de transporte e logística de forma eficiente e econômica. Nossa empresa é certificada para transportar cargas perigosas, possui rastreamento 24 horas, oferece serviço excepcional ao cliente.

– Transporte de carga multimodal, realiza o gerenciamento de licenças de transporte, além de ser especializada em transporte pesado e gestão de projetos.

Ficou alguma dúvida? Escreva-nos. Quer contratar nossos serviços? Fale com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro,  277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.