7 dicas para evitar roubo de cargas

dicas seguranca transportes

Recentemente, em nosso blog, tratamos do alto número de roubo de cargas no Brasil, que vem escalando de forma preocupante nos últimos anos. Hoje, listamos sete dicas fundamentais para que esse tipo de crime seja evitado.

Treinamento com os motoristas

Treinar motoristas não significa transformar os condutores em especialistas de combate ao crime. A prioridade é sempre a segurança dos colaboradores. Significa orientá-los para que tomem atitudes preventivas contra o roubo de cargas. 

Isso pode incluir ensiná-los a fazer um inventário detalhado da carga, bem como a monitorar o status da carga durante todo o trajeto. Além disso, é importante ter um plano de contingência em caso de roubo e garantir que todos os envolvidos estejam familiarizados com ele.

O treinamento deve incluir não só orientações e dicas de segurança, mas também dados importantes sobre as rotas mais críticas. Isso ajudará os motoristas a evitarem áreas em que o índice de assaltos é mais elevado.

Gerenciamento de risco

O conceito de PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) é importante para que as organizações possam monitorar, prevenir e reduzir os riscos inerentes ao seu trabalho. Tem como objetivo principal auxiliar as empresas do setor de transporte e distribuição a tomarem medidas preventivas relacionadas à segurança dos seus motoristas e cargas.

O programa está baseado em dados e informações fornecidos por órgãos públicos e associações do setor de transporte. Ele visa ajudar as empresas a melhorarem suas medidas de segurança contra assaltos nas estradas, pontos de parada e locais de entrega. O PGR precisa de programas automatizados para ser eficaz no gerenciamento das rotas e caminhões.

Automação

Com aparelhos automatizados que funcionam por meio de satélites, é possível monitorar a localização dos caminhões em tempo real, bem como as condições das estradas e eventuais anormalidades que possam ocorrer durante o trajeto.

Sem a tecnologia, uma empresa de logística simplesmente não pode oferecer um serviço de excelência. Os softwares disponíveis no mercado permitem que você otimize atividades como o controle do estoque e o rastreamento das cargas, por exemplo.

Os dados que são coletados pelos softwares de monitoramento são importantes para a criação de estratégias de segurança. Dessa forma, os motoristas podem trabalhar sempre com cautela e prevenir acidentes.

Redução do tempo de carga em repouso

É importante que os motoristas estejam conscientes do risco que uma carga em repouso representa. É preciso, portanto, trabalhar para reduzir o tempo de descanso das cargas e alternar os locais de descanso.

Os caminhões costumam parar em diversos locais durante o transporte de mercadorias, o que facilita a ação de criminosos. Nessas paradas, os caminhões ficam vulneráveis e sem vigilância, o que torna os furtos bem comuns.

O importante é saber se orientar. Toda ação deve ser pautada nas leis trabalhistas, considerando o tempo de descanso e alimentação permitidos por elas.

Invista em escolta armada

Em situações de urgência, as medidas de segurança precisam ser ainda mais rígidas. Uma das opções é a escolta armada. Quando há um alto índice de assaltos registrados na região ou quando o valor da carga a ser transportada é muito elevado, essa possibilidade deve ser considerada. Ela também pode ser vista como uma última opção, caso nenhuma outra medida preventiva esteja funcionando.

Pesquise a fundo sobre as empresas que oferecem serviços de escolta armada e certifique-se de que elas tenham experiência em situações de risco. Além disso, verifique o histórico dessas empresas para garantir que elas cumpram prazos e entreguem o serviço com qualidade.

Rotas variadas

As quadrilhas criminosas analisam a frequência de rota de caminhões específicos para facilitar suas abordagens. Por isso, é fundamental planejar detalhadamente as rotas e datas das cargas específicas para que elas não sejam previsíveis.

É importante variar os locais onde você para para abastecer, descansar e se alimentar. Isso garantirá que você não fique preso em um lugar só e que tenha acesso a diferentes opções.

Gestores devem adotar medidas preventivas para evitar acidentes, como treinamentos para motoristas e uso de dados fornecidos pelas autoridades competentes.

Priorize o transporte diurno

É mais seguro transportar cargas durante o dia, pois há menos riscos de acidentes e os motoristas estão mais alertas. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas, como manter a carga bem presa e fazer paradas regulares para descansar.

Trabalhar com comboios de caminhões também é uma alternativa para a prevenção, pois dificulta a ação de criminosos. Independentemente do horário, é importante que a empresa mantenha uma comunicação constante com os seus motoristas.

Segurança é marca do Grupo Arizona

O Grupo Arizona trabalha justamente para que a segurança e integridade das cargas transportadas sejam preservadas. Além de investir em tecnologia, atuamos com o treinamento de todas as partes envolvidas no processo.

Para saber mais, entre em contato e faça uma cotação com os nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Ebook

Matriz Contagem/MG

Av. Coronel Jove Soares Nogueira Nº 707
Bairro: Inconfidentes
CEP: 32.260-470

Filial São Paulo/SP

Rua 12 de Setembro, 277 – Vila Guilherme – São Paulo – SP – CEP: 02052-001

Ponto de Apoio / Serra do Navio-AP

Estrada do Tapereba, S/N
Bairro: Área Industrial da ICOMI
CEP: 68914-000

Filial Belém/PA

Estrada do Outeiro S/ N° Porto Norte Log
Bairro: Distrito Industrial de Icoarací
CEP: 668.15-902

Filial Macapá/AP

Estrada Macapá Mazagão S/N°
Porto Norte Log, Sala 5 B
Bairro: Distrito Industrial
CEP: 68.925-000

Copyright © GRUPO ARIZONA – Todos os direitos reservados.